Sinopse A Lenda do Menino da Gralha TEATRO DO MAR

O Teatro do Mar, dando prossecução ao seu projeto de resgatar elementos da identidade cultural da região de Sines, e desenvolvendo uma dramaturgia inspirada na história, mitos e contos tradicionais desta região, baseou-se numa lenda da freguesia de Porto Covo, em concreto da Ilha do Pessegueiro – “A Lenda do Menino da Gralha” – para criar o seu espetáculo, recuperando assim, para as novas gerações, parte do património imaterial do concelho.
A lenda e os factos históricos associados são reinventados de uma forma fictícia e poética, dando origem à criação de um texto dramatúrgico original, da autoria de Julieta Aurora Santos, o que vem enriquecer o património artístico da Companhia e da região.
A história é narrada por uma personagem onírica, a Maresia, uma figura central que suspende na cintura da sua extensíssima saia de mar, uma ilha. É o espírito daquele mar, como testemunha de todos os acontecimentos, quem nos conta as aventuras do menino e da sua amiga gralha, na Ilha do Pessegueiro. Uma história sobre o desejo de liberdade e paz num mundo que tende a desaparecer. As ruínas do fortim e a ameaça real de submersão da ilha surgem como elementos simbólicos de uma memória que se pretende recuperar e perpetuar.

Ficha artística e técnica:


Texto e encenação
Julieta Aurora Santos
Interpretação
Sandra Santos (Maresia)
Manipulação
Carlos Campos (Menino), Luís João
Mosteias (Gralha/Soldado), Sérgio
Vieira (Capitão)
Cenografia e adereços
João Calvário
Construção cenográfica
João Calvário, Hugo Custódio
Construção de marionetas
Sérgio Vieira, Sandra Santos, Carlos
Campos, Luís João Mosteias
Figurinos
Sandra Santos
Banda sonora original
Zé Dado
Direção técnica
Luís João Mosteias
Operação de luz
Natasha Bulha Costa
Operação de som
Luís Santos
Produção executiva e promoção
Natasha Bulha Costa
Classificação
M3
Duração
45 Min